sábado, 31 de outubro de 2009

Cordel: "O café"

Cordel História do café


















1

Compadre você me escute
Compadre preste atenção
Ouça agora estes meus versos
De muita consideração
Vou tratar com muito apreço
Revelando até endereço
Dando nome e botando preço
No pretinho do coração




2

De muitas datas já se ouvia
Que na Ásia ele vivia
Pra cair aqui nesta terra
E gerar só cantoria
No plantio e na colheita
Na sexta da alegria,
Quem trabalha, já recebe
E já vai fazer folia!

3

No Brasil, ele chegou!
Pela mão do escravo e do imigrante ele passou.
O vale da Paraíba transformou
E na Zona da Mata de Minas, se adaptou.
Na economia do Brasil,
A política do dividiu
Presidentes elegeu, assim se estabeleceu
O café, ouro negro, economia do Apogeu!

4

Em Brejões fez sua história
Quando marcou sua memória
Nos tempos áureos de produção
Alterou meio ambiente,
Tirou a mata, trouxe o sol quente
Mas do pobre também fez gente
Quando do seu fruto fez seu batente.

5

Brejões terra do café
E assim que se acolhe,
Quem nesta terra chegado é.
Rodeada de fazendas,
Assim Brejões cresceu e teve nome.
Não matou seu povo de fome
Mas fez muito fazendeiro, que antes
era posseiro, ter trono de ouro e virar
“Senhor de nome”

6

Lagoa do morro, o maior título sustentou
Maior do mundo ficou
Maior produção alcançou...
Desde a década de quarenta
Era oito ou oitenta
Com os Angolanos Portugueses
Esse título segurou!
“Tanto” título “tanto” prêmio
Do “tanto” que ganhou!

7

Só pra ter uma idéia
Dessa suprema Odisséia
Faça as contas quem quiser
5000 trabalhadores
Trabalhando no café.
Era terra sem tamanho
Produzindo muito ganho
Pra ninguém arredá o pé.

8

Ô dinheiro bom sem porteira
Movimentava até a feira
Do prato a farinheira
Do chão a cumeeira
Trabalhando sem parar
Até se esbagaçar
Na chuva, no frio ou na poeira
Bom era ir no “ceboso” sexta-feira

9

Mas esse tempo bom
De muita chuva e pouco vento
Foi se perdendo com o tempo
E o que era bom logo se acabou.
Primeiro foi as máquinas
Que nossa paz e trabalho tirou
O café matou
E nosso dinheiro levou.

10

Depois, o preço do café baixou
A crise chegou.
“A fazenda” fechou.
E o desemprego assombrou!
Lembrar do passado faz bem,
Mas machuca também
E o que seria desse povão
Se não fosse o cem?

11

Ainda tem gente que diz
Que esta terra é feliz
E que Brejões ainda é
a terra do café...
Faz tempo deixou de ser
É cego quem não quer vê
A gora é hora de fazer
Outra economia crescer.

12

E assim meus amigos
Venho aqui agradecer
a paciência de escutar
toda essa história “contar”
de nervoso e até fadiga
tremedeira e dor de barriga
mas a verdade é que é
nosso povo tem escondido
“suas histórias” na história do café.

EQUIPE QUE APRESENTOU O CORDEL " O CAFÉ"
















Geremias, Wagner, Lilia, Ângela, Elizângela e Silvana.

Fotos da culminâcia do projeto: Literatura de Cordel

A culminância do projeto foi realizada no dia 21 de outubro de 2009 , no Colégio Municipal Eraldo Tinoco, onde foram apresentadas as produções de cordeis e repentes. Os Alunos da modalida EJA ( 7ª/8ª A e os repentistas da 7ª/8ª B) executaram suas atividades com muito louvor, deixando transparecer ao público a alegria e a felicidade de mostrar aquilo que aprenderam. Eu, Carlos, professor orientador, fiquei lisonjeado com o desempenho dos educandos.










Culminância do Projeto: Literatura de Cordel

APRESENTAÇÃO



Este projeto foi elaborado como instrumento imprescindível para a formação de cidadãos críticos autônomos e atuantes nesta sociedade em constante mutação, portanto faz-se necessário trabalhar com mais assiduidade a prática de leitura e produção de texto que perpassam diferentes níveis de dificuldades e que promova de maneira direta ou indireta uma reflexão sobre o contexto social em que estão inseridos, uma vez que o movimento dialético da leitura deve inserir o leitor na história deste milênio e o constituir como agente produtor de seu próprio futuro.


Por esta perspectiva, observa-se a necessidade da formação de leitores e produtores de textos, pois se percebem que sua participação no contexto social depende da sua visão de mundo, seus valores, seus conhecimentos, suas reflexões e visão crítica como instrumento de conhecimento.


Nesse sentido acreditamos que a capacidade de aprender vem com a leitura, uma vez que o sujeito que lê consegue ter um melhor desempenho escolar, o que oportunizará a ampliação do conhecimento e habilidades na escrita do indivíduo. Além disso, de acordo com o Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa, o trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e conseqüentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura.



Sendo assim, a intenção deste projeto foi contribuir para fazer do ato de ler e escrever uma prática permanente e nem sempre mediado pelo professor.


O que se pretende é formar leitores plurais que se movimentem com certa desenvoltura em diversas esferas, que sejam capazes de analisar as especificidades de cada gênero e mais ainda, que dominem as artimanhas que os textos escondem nas suas entrelinhas

Esse projeto foi realizado nas turmas do EJA ( 7ª/8ª A e B) o público alvo são em sua maioria alunos que trabalham durante o dia, muitos deles são pais e  mães de famílias que acreditam na educação.

Agradeço a todos os alunos, professores, direção, tutora do GESTAR que contribuíram direta ou indiretamente para que esse evento se realizasse.
Muito obrigado,

Professor Carlos.

HOMENAGEM AOS COLEGAS PROFESSORES

Sócrates, Aristóteles, Platão, mestres reconhecidos mundialmente e que se deram ao conhecimento e à pesquisa para nos deixar seus ensinamentos, suas lições.

Mestres como esses, podemos encontrar ainda hoje, porém não tão conhecidos e tão pouco valorizados. Mestres que ao longo de suas carreiras nos conduz no caminho do conhecimento, nos ajudam a ultrapassar as barreiras, a transpor as dificuldades. Eles, muitas vezes esquecidos, e em muitos casos, desanimados quase que perdendo a esperança de serem verdadeiramente reconhecidos por estarem lutando para formar cidadãos capazes de transformar a realidade para o bem.

Eles, os mestres, os professores, os docentes, os orientadores, buscam mesmo sem reconhecimento e valorização, ultrapassar os próprios dissabores para ajudar a humanidade, deixar suas marcas em seus queridos alunos, que um dia, não por todos, mas com certeza alguns reconhecerão seu valor e mencionarão seus nomes e suas proezas, assim como os grandes educadores da antiguidade.

Em uma roda de amigos, no vestibular, na universidade, se ouvirá falar de ANTÔNIO FILHO, CARLOS ROBERTO e SANDRA NEILIANA sendo versáteis, despertando nos educandos o gosto pela poesia, além de suas falácias sobre as hipérboles, adjetivos, substantivos e tantas outras nomenclaturas da Língua Portuguesa; de ANTÔNIO SÉRGIO, RENILVA MARQUES e ROBSON SANTANA que mesmo sendo rigoroso, chama a atenção num simples how are you; ainda temos CRISTIANE ALMEIDA, JOÃONITO DE JESUS, ROGERLÂNDIO SALES, HILIANE SANTOS e VALTER OLIVEIRA, que com calma e simplicidade, enumeram os caminhos árduos e probabilísticos da Matemática; não podemos esquecer CRISTIANO AMARAL e EDSON MELO, apaixonados pela Pedagogia, sempre buscando novas conquistas e novos métodos para o aprendizado em meio a tanto descaso e falta de atenção e que didaticamente ensinam o gosto pelo labor da profissão, entre tantas metodologias; já a FERNANDA ALMEIDA, o ZÁIDE ANSELMO, a MARIA JOSÂNIA e a NEILA SANTANA simples, educados, buscando nos caminhos da Biologia o estímulo da contínua caminhada, deslizando sobre as falanges, córneas e angiospermas, fazendo conhecer os contornos do corpo humano, desde suas células; o que falar então dos desbravadores MARIA FERNANDA, ROGIEL NETO e SANDRA BARRETO, nos contos, encantos e horrores de nossa história tristonha, de luta, de sobrevivência, em meio a tantas mudanças sociais, e ainda com um grito de esperança “somos nós que fazemos História”; e aos nossos queridos JOSÉ JÚNIOR, MARGARETE CRISTINA e VANDA LÚCIA, que desbravam todos os territórios mundiais observando uma simples folha de papel, conhecendo as diversas capitais, montanhas e relevos, viajando numa cartografia; ainda temos que lembrar de JUCÉLIA DE JESUS, NANCY PAULA e ORNÉLIA LEMOS, que artisticamente traz cor e vida as formas, desenvolvendo descontração e arte em nosso meio; assim, também temos amigos, companheiros como VALTER CARDOSO e HELENITA RIBEIRO, que cuida de nossa formação, nos apontando novos caminhos para o desenrolar de nossa profissão; por fim, não posso esquecer de GILCÉLIA MENDES, mulher guerreira, que sobreviveu até aqui a todos os dissabores da educação, sendo exemplo de esperança para continuarmos a caminhada.

Caso nossos alunos não se lembrem de nós em momento algum de suas vidas, com certeza lembraremos uns dos outros e estaremos juntos para podermos nos fortalecer nessa difícil caminhada.

Caso queiramos nos fortalecer ainda mais, lembremos da celebre frase do mestre Sócrates que em sua sabedoria nos deixou: “tudo que sei é que nada sei”, então, continuemos firmes seguindo os caminhos do magistério, valorizados ou não, fazemos parte da história da educação de nosso país.

COLÉGIO MUNICIPAL ERALDO TINOCO

16/10/2009.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

TEXTO TRABALHADO TP2 -OFICINA 13

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Educação: um compromisso de todos!


De Gramática e Linguagem (Mário Quintana)

E havia uma gramática que dizia assim:
"Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta".
Eu gosto das cousas. As cousas sim !...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte.
Multiplicam-se em excesso.As cousas são quietas.
Bastam-se.
Não se metem com ninguém.
Uma pedra.
Um armário.
Um ovo, nem sempre,
Ovo pode estar choco: é inquietante...)
As cousas vivem metidas com as suas cousas.
E não exigem nada.
Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
Para quê?
Não importa: João vem!
E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
Amigo ou adverso...João só será definitivo
Quando esticar a canela.
Morre, João...
Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente.

Escuro. luminoso.Sonoro. Lento.
Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
Ainda mais:
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
Basta provares o seu gosto...

TEXTO TRABALHADO TP2-OFICINA13

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS
CORDEL NA GRAMÁTICA
Previlégio ou Privilégio?É com e ou é com i?
Preste atenção no recado:Quem pronuncia ou escreve Previlégio está errado,Quem grafa ou diz privilégio É um privilegiado
Maisena, com s Maizena escrita com z É a da marca afamada,
A maisena da gramática É a com s grafada:
S depois de ditongo,Diz a regra, camarada!
Porque de todo jeito O emprego dos porquês
Há quem ache complicado
.Há porque de todo jeito:Porque junto, separado,Com acento, sem acento
,Há porque pra todo agrado!Porque junto e sem acento
Será uma conjunção Explicativa ou causal,
De um pois tendo a função:"Mateus está de castigo Porque não fez a lição".0"Por que não telefonou?"(Veja como está grafado)
:Na frase interrogativa,Sem acento e separado"
Por que não disse a Maria?","Por que não deu o recado?"
Por pelo qual e flexões Por que também é usado(Sendo a preposição porAo pronome que ligado):
"Sei que é grande o sofrimento Por que você tem passado".Quando for substantivo,Porquê junto, acentuado;
Vindo depois de artigo E por motivo empregado:
"Ele não disse o porquêDe à aula ter faltado".Por quê — em final de fraseInterrogativa ou não.
E o que é acentuado
Se no fim da oração:"Lumária te disse o quê?"(Entenda, preste atenção!).

Sobre o Autor:

Janduhi Dantas Nóbrega é paraibano de Patos. Agente cultural — autor de teatro popular, poeta cordelista e declamador —, participou ativamente dos movimentos sociais e populares registrados em Patos nos anos 80 e 90. Professor de Português, foi monitor de redação do Curso e Colégio Objetivo de Brasília (DF). Leciona, atualmente, em colégios e cursinhos pré-vestibulares em Patos, Princesa Isabel, Pombal e Sousa.A idéia de fazer um livro ensinando gramática através de versos surgiu da dificuldade de seu casal de filhos aprenderem a matéria pelo sistema tradicional

Texto trabalhado na ofcina 13 TP 2, Unidade 5 e 6



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAÇÃO
Educação: um compromisso de todos!

ASSALTARAM A GRÁMATICA(LULU SANTOS)

Mais rápido que um pássaro
em chamas capaz de preencher grandes orifícios
sem fazer o menor esforço apresentando pela 1¹ vez,
em estréia internacional
assaltaram a gramática nova fórmula, novo sabor, vitaminado, vai!!!
assaltaram a gramática
assassinaram a lógica
botaram poesia
na bagunça do dia-a-dia
sequestraram a fonética
violentaram a métrica
botaram poesia no meio da boca'língua
ooh, ooh só não pode beber com a boca no gargalo
não perca o show do intervalo
lá vem o poeta com sua coroa de louros, bertalha, agrião, pimentão, boldo
o poeta é a pimenta do planeta
dentro de instantes os melhores lances do 1¹ tempo
não perca os piores momentos
assaltaram a gramática
assassinaram a lógica
botaram poesia na bagunça do dia-a-dias
equestraram a fonética
violentaram a métrica
meteram poesia onde devia e onde não devia
lá vem o poeta com sua coroa de louro, bertalha, pimentão, agrião, boldo
o poeta é a pimenta do planeta
estupraram a gramática
senhora datilógrafa anota aí na máquina
zagalo vai mudar de tática
e no intervalo eu quero ver a matemática
dessa pelada violentaram o 1¹ tempo
sequestraram meus melhores momentos
expulsaram a lógica, chutaram a fonética
eu vou de arquibancada ou de cadeira (elétricafrangueiro, bate logo o tiro de métrica
eu entro de carrinho e faço um gol de bicicleta(ergométrica).
o poeta é a pimenta do planeta
passa essa bola que eu meter de letra
eu entro de carrinho e faço um gol de bicicleta(ergométrica).
o poeta é a pimenta do planeta
passa essa bola que eu meter de letra(na bagunça do dia-a-dia)
eu entro em cenatô na área! se derrubar é pena! pena! pena!penalidade máxima!!!se me derrubar! se me derrubar!
eu na área, o juíz tem que apitar
lá vem o poeta, o poeta já vem lá
lá vem pimenta, a pimenta já vem lápimenta-malagueta
pra me alimentarpimenta-malagueta pro planeta balançar
assaltaram a gramática
assassinaram a lógica
meteram poesiana bagunça do dia-a-dia
se me derrubar, se me derrubareu na área,
o juiz tem que apitar, juiz
sequestraram a fonética
violentaram a métrica
meteram poesia no meio da boca'língua
lá vem o poeta
com sua coroa de louros, bertalha, pimentão, agrião, boldoo poeta é a pimenta do planeta

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ARTE DOS ALUNOS DO COLÉGIO ERALDO TINOCO




A DIREÇÃO DO COLÉGIO ERALDO TINOCO

A diretora Gilcélia e a vice Hiliane são duas companheiras do GESTAR, pode-se contar sempre com elas,mulheres de fibra que estão lado a lado com todos os professores.

ATIVIDADES DO PROJETO "LEITURA E MUSICALIDADE "DO COLÉGIO ERALDO TINOCO




A professoro Jucélia sempre animada com as atividades que seus alunos produzem,a 7ª série A apresentou a diversidade musical cheios de alegria.


PROFESSORES DO COLÉGIO ERALDO TINOCO- GRANDES COLABORADORES DO GESTAR


OFICINA TP 2 Unidades 05 E 06/ Colégio Eraldo Tinoco.

















Discutimos hoje( 19/10/09), o tema Gramática: seus vários sentidos e A frase e sua organização;foi apresentado a música do maravilhoso Lulu Santos Assaltam a gramática, foi muito contagiante, após houve questionamentos e discussão entre os cursistas. Em seguida responderam três questões relacionadas à Gramatica. Para complementar foi lido a seção 1 do TP 2;cada um contou suas experiências com atividades relacionada à gramatica. O cordel de Janduhi Dantas, foi lido(gramática no cordel) logo, alguns textos do TP2 foram compartilhados, foi muito divertido a leitura do texto que está no avançando na prática "eu odéio professores" de Ivan Angêlo . Dando continuidade aos questionamentos, autores como Marcos Bagno, foram citados(Preconceito Linguísticos) e Mario Quintana com seu poema "De Gramatica e linguagem ". Foi uma oficina muito produtiva.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A IMAGEM DIZ TUDO...


DESEJOS - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE


PROFESSOR ROGIEL E OS ALUNOS DA 8ª SÉRIE A DO COLÉGIO ERALDO TINOCO


O professor Rogiel desempenha de forma bem criativa o Projeto de Leitura:"leitura e musicalidade",levou para os alunos da 8ª série A do colégio Eraldo Tinoco a música do magnífico Lulu Santos, tempos modernos;todos gostaram muito.

A PROFESSORA KELY E ATURMA DA 5ª SÉRIE A DO COLÉGIO GÓES CALMON


A professora Kely fez uma atividade que os alunos da 5ª série A,do Colégio Góes Calmon amaram!!!leram várias fábulas em seguida discutiram,muitas ideias surgiram sobre a moral das fábulas.Todos querim participar da conversa fazendo seus questionamentos;o Projeto de Leitura está um show!com certeza as crianças vão aprender muito.

PROFESSORAS GESTALEIRAS...


Com muito entusiasmo as professoras:Maira,Gal,Paula,Ana Claudia,Jucélia,Elaine e Kely discutiam os Projetos de Leitura;trocando experiências.Foi um momento bem prazeroso.

Mensagem para os Professores

Ser Mestre


Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!
Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!

sábado, 10 de outubro de 2009

CRIANÇA NÃO TRABALHA CRIANÇA DÁ TRABALHO




Algumas atividades desenvolvidas ao longo do projeto.


A professora Luiza Galvão trabalha com o poema de Manuel Bandeira, meninos carvoeiros, que é apresentado em forma de jogral.








A professora Zori Monteiro trabalha com o slide saiba tudo sobre o trabalho infantil. Material que traz a legislação acerca do assunto entre outras informações.







A professora Joelma Rossi utilizando o jogo da memória que traz os direitos da criança e do adolescente.









A professora Luana Batista exibiu o curta Jonas & Lisa que traz a história de uma família onde o padrasto explora as crianças.