Gestar II
Município: Brejões
Professora Formadora: Helenita Oliveira Ribeiro da Silva
Data: 31/08/2009
Local da oficina: Colégio Municipal Eraldo Tinoco
Relatório
Iniciou-se a oficina com questionamentos sobre as atividades do TP6, que foram aplicadas na sala de aula, os pontos positivos e negativos. Cada cursista contou as suas experiências.
A introdução do tema ocorreu com a seguinte dinâmica: os professores receberam produções textuais de alguns alunos para avaliarem, expuseram suas conclusões e assim constatou-se que muitas vezes avaliamos o nosso aluno, erradamente. Para concluir leu-se o texto do TP6, páginas 129, 130 e 131.
Propus aos cursistas que escrevessem um texto, o tema foi dado acharam complicado produzir sem conversar sobre o assunto. Entreguei o texto “Produção textual, escrever é um trabalho pesado?”, do livro Entre Textos, de Lucia Maria e houve uma discussão. Conversamos sobre as atividades que muitas vezes propomos aos nossos alunos.
Convidei a todos para assistirem dois filmes: Chico Bento no shopping e Chico Bento em… A hora da onça beber água e pensassem em atividade de produção textual para ser aplicada em sala de aula.
Para iniciar o tema Literatura para adolescentes, houve a contribuição do professor Carlos Roberto, que com muita competência explicou algumas estratégias de leitura e produção textual. Após foram discutidas em dupla as seguintes questões:
1) A importância da leitura do texto completo e do livro literário.
2) O papel da leitura literária na formação de cada pessoa.
3) A família e a contribuição do gosto pela leitura.
Concluindo leu-se os textos das páginas 174, 175, 176, 177, 178 do TP6.
Houve um momento de descontração com a música “Bola de gude, bola de meia”; de Milton Nascimento.
Foram expostos no Centro da sala vários livros literários, cada cursista observou para fazer um “comercial” desses clássicos com os seus alunos, tentando com que esses leiam sem forçá-los. Após foi discutido o tópico:
— Nossos alunos, quando muito lêem de modo superficial; “lêem a linha”, mais fácil de ser aprendida numa leitura rápida.
— Nossos alunos lêem pouco alem do exigido pela escola, e em geral essa leitura “não escolar” elege poucas vezes o livro, privilegiam o texto curto, em revista ou jornal, o que parece contribuir decisivamente para a leitura rasa, percebida nas pesquisas.
Concluindo a oficina refletimos o texto “Vista cansada”, de Otto Lara Resende.
Os objetivos propostos da oficina foram alcançadas.
· Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de avaliação.
· Produzir atividades de revisão e edição da escola para seus alunos.
· Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes lêem.
· Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura.
Município: Brejões
Professora Formadora: Helenita Oliveira Ribeiro da Silva
Data: 31/08/2009
Local da oficina: Colégio Municipal Eraldo Tinoco
Relatório
Iniciou-se a oficina com questionamentos sobre as atividades do TP6, que foram aplicadas na sala de aula, os pontos positivos e negativos. Cada cursista contou as suas experiências.
A introdução do tema ocorreu com a seguinte dinâmica: os professores receberam produções textuais de alguns alunos para avaliarem, expuseram suas conclusões e assim constatou-se que muitas vezes avaliamos o nosso aluno, erradamente. Para concluir leu-se o texto do TP6, páginas 129, 130 e 131.
Propus aos cursistas que escrevessem um texto, o tema foi dado acharam complicado produzir sem conversar sobre o assunto. Entreguei o texto “Produção textual, escrever é um trabalho pesado?”, do livro Entre Textos, de Lucia Maria e houve uma discussão. Conversamos sobre as atividades que muitas vezes propomos aos nossos alunos.
Convidei a todos para assistirem dois filmes: Chico Bento no shopping e Chico Bento em… A hora da onça beber água e pensassem em atividade de produção textual para ser aplicada em sala de aula.
Para iniciar o tema Literatura para adolescentes, houve a contribuição do professor Carlos Roberto, que com muita competência explicou algumas estratégias de leitura e produção textual. Após foram discutidas em dupla as seguintes questões:
1) A importância da leitura do texto completo e do livro literário.
2) O papel da leitura literária na formação de cada pessoa.
3) A família e a contribuição do gosto pela leitura.
Concluindo leu-se os textos das páginas 174, 175, 176, 177, 178 do TP6.
Houve um momento de descontração com a música “Bola de gude, bola de meia”; de Milton Nascimento.
Foram expostos no Centro da sala vários livros literários, cada cursista observou para fazer um “comercial” desses clássicos com os seus alunos, tentando com que esses leiam sem forçá-los. Após foi discutido o tópico:
— Nossos alunos, quando muito lêem de modo superficial; “lêem a linha”, mais fácil de ser aprendida numa leitura rápida.
— Nossos alunos lêem pouco alem do exigido pela escola, e em geral essa leitura “não escolar” elege poucas vezes o livro, privilegiam o texto curto, em revista ou jornal, o que parece contribuir decisivamente para a leitura rasa, percebida nas pesquisas.
Concluindo a oficina refletimos o texto “Vista cansada”, de Otto Lara Resende.
Os objetivos propostos da oficina foram alcançadas.
· Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de avaliação.
· Produzir atividades de revisão e edição da escola para seus alunos.
· Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes lêem.
· Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário