sexta-feira, 9 de outubro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA TP 1 - UNIDADES 1 E 2







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Gestar II
Município: Brejões
Professora Formadora: Helenita Oliveira Ribeiro da Silva
TP 1: Unidades 1 e 2

Relatório

No dia 21 de setembro ocorreu no Colégio Municipal Eraldo Tinoco a 10ª oficina e dia 22 no Colégio Góes Calmon, ambas com o mesmo tema “Variantes linguísticas: dialetos e registros / variantes linguísticas: desfazendo equívocos”com carga horária de 8 horas cada uma.

Iniciou-se com uma conversa sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula, usando o TP6 e o AAA6, os professores exploram as dificuldades que tiveram com alguns alunos para fazer o Avançando na Prática, porém muitos gostaram e o resultado positivo.

Fez-se a apresentação do tema com o filme “Chico Bento no shopping e a dramatização de personagens de cada um (jogador de futebol, criança, adolescente, trabalhador rural, médico) percebendo a riqueza que há na fala do povo brasileiro, em seguida o texto “Retrato de Velho”, de Carlos Drummond de Andrade foi lido, observando língua e cultura, no TP1, páginas 14 e 15.

Entreguei aos professores o texto “Antigamente”, de Carlos Drummond de Andrade, comparo-o com o visto anteriormente do mesmo constatou-se novamente que a língua sofre modificações com o tempo.

Para melhor compreensão do tema mostrou-se um slides “Variação lingüística”, observou-se os dialetos existentes (etário, geográfico ou regional, gênero, social e profissional), vendo que conforme os grupos que a usem a língua apresenta variações, complementando o estudo uma reportagem do jornal Bom Dia Brasil foi assistida “O jeito maneirinho de falar” Após os professores fizeram um trabalho em grupo, cada um ficou com uma seção do TP1, unidades 1 e 2 para ler e confeccionar um painel, logo houve a apresentação.

Um texto reflexivo foi apreciado “A lista”, de Osvaldo Montenegro” trazido pelo professor Rogiel Cerqueira; um momento de recordação pois essa fala “faça uma lista de grandes amigos, quem você mais via há dez anos atrás, quantos você ainda vê todo dia, quantos você já não encontra mais…
Uma atividade que todos acharam produtiva foi a análise de músicas com dialetos variados: — Semba (Zeca Baleiro), Samba do Approach (Zeca Baleiro), A gíria é a cultura do povo (Bezerra da Silva), Língua (Caetano Veloso), Leva eu sodade (Zé Ramalho). Complementando nos degustamos com os poemas “O Poeta da Roça”, de Patativa de Assaré e “Vicio na fala”, de Oswaldo de Andrade.

Os cursistas observaram umas imagens (jogador de futebol, adolescente, trabalhador rural, gaucho e executivo, em dupla elaboraram uma atividade de variação lingüística, referente a turma que ensina. Seguindo discutir-se a apostila “O modo de falar do brasileiro”, essa foi distribuída com antecedência e assim comentários riquíssimos surgiram.

Para finalizar o professor Edson Melo leu o texto “Colcha de Retalho,” com uma linda dinâmica.

E assim o objetivo proposto da oficina foi alcançado:

· relacionar língua e cultura;
· identificar os principais dialetos do português;
· identificar os principais registros do português;
· caracterizar a norma culta;
· caracterizar a linguagem literária;
· caracterizar a língua oral e a língua escrita.

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