sexta-feira, 18 de setembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA TP 6 - COLÉGIO GÓES CALMON

Gestar II
Município: Brejões
Professora Formadora: Helenita Oliveira Ribeiro da Silva
Local da oficina: Colégio Góes Calmon

No dia 08/09/2009 realizou - se a oficina com uma conversa sobre as atividades feitas em sala de aula, cada um expôs suas dúvidas, pontos positivos e negativos.
O tema “Literatura para adolescentes” foi transmitido de forma muito dinâmica pelas professoras Zori, Joelma Luana e Luiza. Foram feitos questionamentos sobre a maneira que incentivamos os alunos a “querer ler”, foi uma discussão muito interessante. Em seguida distribuíram aos cursistas textos de gêneros diferenciados (noticias da novela Caminho das Índias, entrevistas com Fátima Bernardes, poema O relógio, horóscopo, trecho do livro Vidas Secas, entre outros)
Após a leitura cada um deles falou sobre a leitura que fez se foi prazerosa ou não; assim percebeu – se que o aluno lê aquilo que gosta. É necessário que o professor estimule da melhor maneira possível, usando diferentes estratégias.
O professor Otniel iniciou uma discussão sobre “Produção Textual”, enfocando a edição e a revisão com a contribuição das professoras Maira e Deise mostraram um texto do TP6, é simplificando...
Houve uma discussão bem interessante, junto com as professoras Kelly, Diana, Paula e Jucélia.
Para completar o estudo, distribui o texto “Produção textual”, Licia Maria freire Beltrão, do livro Entre textos língua e ensino, que será discutido na oficina 10.
Na oficina houve uma troca de experiências entre os professores sobre a leitura e a produção textual, o que fazer para que os alunos leiam e produzam textos? Todos responderam com entusiasmo, uns achavam difícil, outros que é possível que isso aconteça, enfim foi discussão total. Para finalizar cantamos com entusiasmo a canção de Milton nascimento “Bola de Gude Bola de Meia”.
Os objetivos propostos da oficina foram alcançados.
· Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de avaliação.
· Produzir atividades de revisão e edição da escola para seus alunos.
· Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes lêem.
Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário