sexta-feira, 28 de agosto de 2009

8ª Oficina - Relatório


Gestar II
Município: Brejões
Professora formadora: Helenita Oliveira Ribeiro da Silva
TP6: unidades 21 e 22


Relatório – Oficina 8


A 8ª oficina aconteceu no dia 17 de agosto no Colégio Municipal Eraldo Tinoco e dia 18 de agosto no Colégio Góes Calmon, ambas com o mesmo tema “Argumentação e linguagem” / “Produção Textual: Planejamento e escrita”.
Iniciou-se com uma conversa com os cursistas sobre o encontro de formação em Salvador. Em seguida falaram dos alunos e aulas que lecionaram usando o TPs e AAA5, cada um comentou suas experiências.
Após cinco meses juntos no Gestar, chegou o momento de fazer uma auto-avaliação, essa foi intitulada “Carta compromisso: Quando dezembro chegar”; responderam perguntas que foram guardadas em envelope para ser aberta em dezembro.
Foi feito a dinâmica: “Convença-me!” os cursistas foram divididos em três grupos, receberam um cd, livro e batom, a tarefa de convencer quem assiste a adquirir o produto. Com isso, criaram textos argumentativos, apresentaram com os TP6 em mãos, levam os textos das páginas 20, 22, 23 e 28, também argumentativos.
Os mesmos grupos leram o texto do TP6 “Argumentação”, uma adaptação de Platão Savioli, esse retrata a os inúmeros recursos lingüísticos usados com a finalidade de convencer, houve a socialização.
Cada professor recebeu um papel e hidrocor, onde anotaram as dificuldades dos seus alunos, destacando a leitura como um fator principal da sua angustia. Entreguei um texto do livro Estratégias de leitura, de Isabel Solé: leitura na Escola. Houve uma inquietação ao falar que os alunos apenas decodificam. Para animar o ambiente, cantamos “O principio do Prazer” de Geraldo Azevedo;”… o meu coração me diz fundamental é ser feliz!”
Foi lido os seguintes poemas do TP6: poesia, (Carlos Drummond de Andrade); Ah sim, a velha poesia ( Mario Quintana); Vento Forte (Arnaldo Antunes). Em seguida entreguei a pergunta: Você desenvolve atividade de produção de poemas com seus alunos? Como os ensina a produzir utilizando esse gênero? A seguir descreva, brevemente, que atividades de leitura e escrita desenvolve com eles nessas ocasiões. Para melhor compreensão foi lido o texto do TP6, página 80.
As atividades do AAA foram observadas e vistas como são proveitosas para serem feitas em sala de aula com os alunos.
Para finalizar a oficina socializamos o texto “A lógica de Einstein”, do mesmo, visto que “Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”.
A avaliação foi feita através da criação de um texto argumentativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário