sábado, 31 de outubro de 2009

Culminância do Projeto: Literatura de Cordel

APRESENTAÇÃO



Este projeto foi elaborado como instrumento imprescindível para a formação de cidadãos críticos autônomos e atuantes nesta sociedade em constante mutação, portanto faz-se necessário trabalhar com mais assiduidade a prática de leitura e produção de texto que perpassam diferentes níveis de dificuldades e que promova de maneira direta ou indireta uma reflexão sobre o contexto social em que estão inseridos, uma vez que o movimento dialético da leitura deve inserir o leitor na história deste milênio e o constituir como agente produtor de seu próprio futuro.


Por esta perspectiva, observa-se a necessidade da formação de leitores e produtores de textos, pois se percebem que sua participação no contexto social depende da sua visão de mundo, seus valores, seus conhecimentos, suas reflexões e visão crítica como instrumento de conhecimento.


Nesse sentido acreditamos que a capacidade de aprender vem com a leitura, uma vez que o sujeito que lê consegue ter um melhor desempenho escolar, o que oportunizará a ampliação do conhecimento e habilidades na escrita do indivíduo. Além disso, de acordo com o Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa, o trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e conseqüentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura.



Sendo assim, a intenção deste projeto foi contribuir para fazer do ato de ler e escrever uma prática permanente e nem sempre mediado pelo professor.


O que se pretende é formar leitores plurais que se movimentem com certa desenvoltura em diversas esferas, que sejam capazes de analisar as especificidades de cada gênero e mais ainda, que dominem as artimanhas que os textos escondem nas suas entrelinhas

Esse projeto foi realizado nas turmas do EJA ( 7ª/8ª A e B) o público alvo são em sua maioria alunos que trabalham durante o dia, muitos deles são pais e  mães de famílias que acreditam na educação.

Agradeço a todos os alunos, professores, direção, tutora do GESTAR que contribuíram direta ou indiretamente para que esse evento se realizasse.
Muito obrigado,

Professor Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário