sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PROJETO: O Poder da Leitura na Construção do Saber


COLÉGIO GÓES CALMON
GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR II

PROJETO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR

Ana Claudia Alves
Deise dos Santos Rabelo
Diana Moreira dos Santos
Maíra Pereira da Silva
Maria das Graças Anselmo



Brejões - 2009


1. Tema: O Poder da Leitura na Construção do Saber

2. Problema:

Através da pesquisa realizada com discentes das 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental II, do turno diurno, do Colégio Góes Calmon, da rede municipal de educação, da cidade de Brejões – Bahia, observou-se que existem entraves relacionados à leitura, o que evidentemente traz prejuízos na construção social do indivíduo.


3. Público-Alvo:

Alunos da 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental II


4. Justificativa:

O projeto nasceu a partir da necessidade de desenvolver e incentivar nos alunos uma leitura prazerosa, mostrando a importância do ato de ler como ferramenta no uso da linguagem oral e escrita.
A leitura é crucial na vida de qualquer ser humano, por ter a função social de propiciar ao indivíduo condições favoráveis de vida, promovendo a interação com maior segurança e autonomia no mundo em que vive.
Diante dos fatos apresentados, almeja-se que o projeto de leitura “O Poder da Leitura na Construção do Saber” viabilize com eficácia a competência voltada a boa formação da lecto-escrita, gerando oportunidades para que os estudantes possam praticar permanentemente no mundo letrado.

5. Objetivo Geral:

Compreender o valor da leitura como instrumento indispensável para que possam desenvolver plenamente suas capacidades humanas, exercer seus direitos, participar da sociedade e melhorar seus conhecimentos educativos.

6. Objetivos Específicos:

Aguçar o prazer, o desejo e o interesse pela leitura através dos diferentes gêneros textuais;
Provocar a reflexão dos alunos, a capacidade de observação e estimulá-los a trabalhar hipóteses;
Melhorar o repertório lingüístico, atentando para a leitura e escrita das palavras;
Interpretar os textos lidos, estabelecendo discussões e incitar a troca de experiências;

7. Revisão Literária

A escola tem por responsabilidade propor o desenvolvimento de uma pedagogia participativa voltada para a formação do indivíduo crítico, reflexivo e autônomo.
Para a escola ter o desenvolvimento desejado, é necessário a utilização de recursos que facilitem a integração e dinamização do ensino-aprendizagem.
A idéia do projeto é conscientizar o jovem a ler nos diversos ambientes para que depois possam argumentar e debater sobre os textos com outras pessoas e troquem conhecimento, convivendo com o mundo a leitura.
Os dados colhidos na aplicação deste projeto de leitura devem viabilizar várias possibilidades de trabalho e devem se espelhar nos conhecimentos e na observação feita pelos aplicadores do projeto no cotidiano dos alunos da 6ª e 7ª séries, nas expectativas observadas sobre a prática pedagógica em sala de aula.
Freire relata (1996, p.52):
“Quando entro em sala de aula devo estar sendo um ser aberto à indagações, a curiosidade, as perguntas dos alunos, as suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto, em face da tarefa que tenho de ensinar e não de transmitir conhecimento.”
Um leitor competente pode constituir-se mediante uma prática constante de literatura de textos de fato, a partir de um trabalho socializado. Esse trabalho deve envolver todos os alunos inclusive aqueles que não lêem convencionalmente. “Então o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam”, é preciso organizar um trabalho educativo para que experimentem aprender isso na escola. (PCN 54 – 55).

8. Metodologia:

Promover leituras diárias de diferentes textos desenvolvendo a oralidade;
Propor atividades que viabilizem o estado e a sistematização;
Criar condições para o uso eficaz da leitura oral e escrita;
Estimular a criação de textos tendo sempre em vista a condição de refazê-los, percebendo que podem de fato melhorar sua produção escrita;
Criar meios favoráveis para o que o aluno possa confrontar a linguagem poética e jornalística, e posteriormente ampliá-lo no seu cotidiano.


9. Recursos humanos e materiais

Livros de textos diversificados
Revistas
Quadro branco
Aparelho de som, DVD
CD
TV
Alunos
Professores
Slides

10. Cronograma:

Mês: setembro e outubro

22/09 – Mobilizar os professores de Língua Portuguesa das 6ª e 7ª série
28/09 – Abertura do Projeto
05/10 – Atividades de textos literários
09/10 – Momento de leitura e reflexão
14/10 – Oficinas (produção, debate de textos)
19/10 – Culminância do Projeto

11. Resultados esperados:

Formar alunos leitores-escritores e multiplicadores;
Promover a integração entre aluno x aluno x professor;
Incentivar o gosto pela lecto-escrita;
Possibilitar a vivência de emoções, fantasias e do imaginário;
Colaborar na formação de cidadãos formadores de opinião;
Ampliar a visão de mundo e inserir no leitor a cultura letrada.

12. Bibliografia:

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 10 ed. São Paulo. Autores Asociados, Cortez, 1985.

PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa – 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Brasília MEC / SEF, 1998.

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