sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PROJETO: O MUNDO FANTÁSTICO DAS FÁBULAS


Programa Gestão Aprendizagem Escolar – Gestar II

Língua Portuguesa Curso de Formação de Professores

Colégio Góes Calmon. Município/Estado: Brejões – Bahia

Professoras: Cleidilane Oliveira Rodrigues
Ilma Vitória Neri de Oliveira Galvão
Jucélia Bispo dos Santos Oliveira
Paula Cunha


PROJETO: O MUNDO FANTÁSTICO DAS FÁBULAS

GESTAR II - 2009


Programa Gestão Aprendizagem Escolar – Gestar II
Língua Portuguesa Curso de Formação de Professores

PROBLEMÁTICA

A desmotivação dos alunos em sala de aula, causada pela falta de interesse e as dificuldades ao interpretarem textos e gêneros diversos, torna a aprendizagem ainda mais difícil. Geralmente a leitura é recebida por eles com antipatia, isso muitos vezes advém do seio familiar que não incentivou a leitura desde cedo.
O projeto não só abre caminhos para os alunos diante das histórias lidas, mas permite explorar a capacidade de interpretar e tornar a leitura prazerosa.

TEMÁTICA

PROJETO: O MUNDO FANTÁSTICO DAS FÁBULAS

PÚBLICO ALVO

Alunos da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental II

JUSTIFICATIVA

Ao observar que os alunos precisavam de incentivo para a prática da leitura para transformar-se em bons leitores críticos, reflexivos e criativos, surgiu a idéia desse projeto que tem como objetivo incluir no repertório literário, gêneros da literatura infanto-juvenil que sejam atrativos, contendo leituras de fácil entendimento, para despertar nos alunos o interesse pelo ato de ler sem tornar a leitura enfadonha.
O importante é que o material apresentado aos alunos (textos) sejam interessantes e desperte a curiosidade dos jovens leitores.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Muito se tem discutido, pesquisado e escrito sobre a relação entre a leitura, literatura e escola, mas ainda há muitas discussões em torno desses assuntos. Pois sabe-se que é um problema que perpassa gerações, entretanto vale ressaltar os notáveis avanços em prol da educação, porém deve-se refletir sobre as demandas que venha propiciar uma educação de qualidade e acessível à todos. Desenvolver tal processo ao ponto de o individuo - leitor, ao se aproximar de um texto literário ou não, ser capaz de compreendê-lo, menos em sua plenitude que em sua magnitude, é o que considera-se como um dos passos mais avançados no decorrer da formação do leitor.


Por isso, ressalta, com Silva (2005), que :
As relações entre leitura e literatura nem sempre são analisadas, reavaliadas e praticadas como deveriam no contexto escolar. A leitura – Como atividade atrelada à consciência crítica do mundo, do contexto histórico-social em que o aluno está inserido – precisa ser mais praticada em sala de aula. O papel da escola é o de formar leitores críticos e autônomos capazes de desenvolver uma leitura crítica de mundo.Contudo, esta noção parece perder-se diante de outras concepções que ainda orientam as práticas escolares. (SILVA, 2005, P.16).

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental II o contato com livros de literatura infanto-juvenil, estimulando a leitura, a fim de introduzi-lo no imaginário questões vivenciadas na vida real representadas nas fábulas, favorecendo o gosto e o hábito pela leitura, e o senso crítico diante da realidade , onde irão refletir sobre os valores éticos para a construção de uma sociedade mais justa de uma forma criativa e prazerosa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Incentivar o hábito de leitura através do contato com livros de histórias;
Tornar a leitura um ato prazeroso;
Contribuir para a melhoria do ensino aprendizagem e para a formação de leitores críticos e criativos;
Desenvolver a capacidade de compreensão e o imaginário do aluno;
Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto e a intencionalidade;
Reproduzir o texto oralmente e por escrito mudando a versão da história;
Produzir um novo final ou início à história lida;

Compreender a moral implícita no texto;
Descrever a ambientação e os personagens da fábula;
Dramatizar as histórias lidas;
Reescrever textos, ordenando os fatos da narrativa;
Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas nas fábulas.


PROCESSO METODOLÓGICO:

Ouvir e ler fábulas e também realizar atividades referente aos textos estudados;
Discussão da história ouvida;
Apresentação de peças teatrais;
Jogo da trilha;
Cruzadinha;

RECURSOS:
Coleção de livros infanto-juvenil;
Data show;
Retroprojetor;
Aparelho de som, DVD e TV;

AVALIAÇÃO:

Será contínua e através de registros do desenvolvimento das habilidades, da participação e do interesse do aluno, durante toda a aplicação dos conteúdos descrito no projeto;
Ampliação do repertório linguístico;
Reconhecimento da tipologia textual;
Desenvoltura corporal e oralidade.

CRONOGRAMA
GESTAR II

MÊS DE OUTUBRO
19/10/09
ABERTURA DO PROJETO

1ª AULA – LEITURA DE FÁBULAS EM GRUPO
2ª AULA – COMENTÁRIO ORAL FEITO PELOS ALUNOS
21/10/09
3ª AULA – DIVISÃO DE GRUPO PARA ORGANIZAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS, USANDO O GÊNERO FÁBULA

22/10/09
4ª AULA – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

29/10/09
5ª AULA – MONTAGEM DE FÁBULAS

04/11/09
6ª AULA - ENSAIO DA PEÇA TEATRAL, QUE SERÁ FEITA PELOS GRUPOS; COM O GÊNERO FÁBULA.

05/11/09
7ª AULA – PRODUÇÃO DE TEXTO

09/11/09
8ª AULA – TRILHA LITERÁRIA
9ª AULA - TRILHA LITERÁRIA

11/11/09
10ª AULA – FILME “ FÁBULA”
11ª AULA – FILME “FÁBULA”

12/11/09
12ª AULA – ATIVIDADE REFERENTE AO FILME – RELATO

16/11/09
13ª AULA – ILUSTRAÇÃO DE FÁBULAS
14ª AULA – CONFECÇÃO DE PAINEL COM ILUSTRAÇÕES

18/11/09
15ª AULA – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
16ª AULA – CRUZADINHA

19/11/09
17ª AULA – ENSAIO DA PEÇATEATRAL

23/11/09
18ª AULA - CULMINÂNCIA DO PROJETO (DRAMATIZAÇÃO)
19ª AULA – CULMINÂNCIA DO PROJETO (DRAMATIZAÇÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário